Uma tendência que já vinha crescendo e tomou ainda mais força com a pandemia do Covid-19 foi o trabalho remoto, o famoso Home Office. Uma das grandes preocupações com esse novo método de trabalho é como montar seu escritório em casa, em um espaço que não tinha sido planejado para isso. Mas, não se preocupe, nesse texto vamos te dar algumas dicas para você trabalhar em casa e aproveitar o máximo desse sistema!

Com a pandemia, fomos obrigados a nos adaptar em vários aspectos das nossas vidas e no trabalho não seria diferente. Segundo pesquisa feita pela Agencia Brasil 46% das empresas adotaram o sistema de Home Office durante a pandemia e, de apesar de necessário um tempo para adaptação, passaram a entender suas vantagens.

De acordo com uma pesquisa feita pela Fundação Dom Cabral em parceria com a Grant Thornton e a EMLYON Business School, após mais de uma ano trabalhando em meio a pandemia, 58% dos trabalhadores estão mais produtivos no sistema de Home Office.

Isso quer dizer que o trabalho remoto veio para ficar! Seja completamente em home office, ou no sistema de trabalho hibrido, onde os funcionários passam alguns dias trabalhando em casa e outros vão ao escritório, trabalhar em casa vai ser uma realidade, então vale investir e preparar um lugar onde você possa aproveitar 100% dessa experiência.

Mulher sentada com o computador no colo procurando dicas para trabalhar em casa
Foto por Jenny Ueberberg em Unsplash

Como começar meu escritório em casa?

Com a necessidade de ficar mais tempo em casa, a nova tendência para quem busca uma casa nova já é de procurar um imóvel que conte com um escritório ou um ambiente que possa ser transformado em um lugar próprio para o trabalho.

Mas, não se preocupe, você não precisa ter planejado um escritório em casa com antecedência, ou adquirir uma casa nova, para montar agora seu cantinho de trabalho.

O mais importante para começar é escolher um lugar da sua casa que seja mais silencioso, longe de agitação, onde você possa se concentrar para fazer todas as tarefas e reuniões que tem planejado para o dia.

Além disso, vale lembrar que você vai passar pelo menos 6 horas do seu dia nesse local, então busque por conforto! Vale fazer o home office no sofá, afinal você está em casa, mas para evitar problemas a longo prazo, é melhor apostar em uma cadeira confortável, que apoie bem a coluna, e uma mesa para apoiar seu computador, tablet ou caderno de trabalho.

Dê valor também a uma boa iluminação natural, que pode até te poupar alguns centavos na conta de energia, trabalhar perto de uma bela vista é menos estressante e pode ser ainda mais produtivo. Se você não tem essa possibilidade, um bom abajur pode contribuir para evitar problemas de vista e tornar o ambiente ainda mais acolhedor também.

Não se esqueça principalmente de se certificar que escolheu um lugar na sua casa que tenha conexão boa e estável com a internet. A principal chave do home office é a tecnologia, então vale investir para estar sempre online e conectado.

Depois de montar seu cantinho do trabalho, pode ter certeza que seu home office vai ficar ainda mais prazeroso.

Mesa com computadores e agenda para home office seguindo as dicas para trabalhar em casa
Foto por Grovemade em Unsplash

Então, quais as principais dicas para trabalhar em casa?

Montar um ambiente confortável e prazeroso já é um dos maiores passos para tornar seu home office produtivo, mas alguns outros fatores também são importantes de serem levados em consideração para melhorar tanto a sua qualidade de vida quanto de trabalho. Vamos as dicas?

  1. Separe seu local de trabalho do local de descanso ou lazer. Seja uma mesa separada no seu próprio quarto ou sala, ou mesmo um quarto que você possa usar só para o trabalho, é importante que você consigo “sair” do ambiente de trabalho assim que ele acabe, para também não se sobrecarregar. O melhor seria poder fechar uma porta para poder se concentrar e quando acabar só ver o “trabalho” no dia seguinte, mas como essa não é uma opção para todos, vamos nos adaptar a nossa realidade, né?
  2. Planeje! Anote tudo o que você tem para fazer no dia, suas reuniões, tarefas e até compromissos pessoais. É muito mais fácil se perder quando não tem ninguém lembrando ou mesmo cobrando tudo o que você precisa fazer no dia, então para não perder nenhum prazo ou mesmo se perder, planeje-se.
  3. Estabeleça bem seus horários! As vezes trabalhando em casa perdemos a noção da hora, ou achamos que podemos adiantar alguma coisa e trabalhamos mais. Ou então, ficamos muito envolvidos com o que está acontecendo em casa e acabamos usando o tempo do trabalho para tarefas pessoais, estabeleça bem seus horário e tente ao máximo cumpri-los para não afetar nenhum aspecto da sua vida.
  4. Saiba dizer não! Saber dizer não é muito importante, principalmente no sistema home office. Então, não tenha medo de dizer não, tanto para seus companheiros de trabalho quanto para os amigos e familiares. Se vai atrapalhar seu rendimento, você não pode receber seus amigos no horário de trabalho, ou deixar o trabalho para encontra-los. Da mesma forma, você não pode adiantar o serviço durante a madrugada, se isso for atrapalhar seu descanso ou até mesmo seu horário de lazer. Isso não é uma regra, é claro. Mas, essa é uma dica muito importante para você não se sobrecarregar.

Lembre-se, sempre é importante dar o melhor de si naquilo que você gosta, seu trabalho, mas pra tudo é necessário equilíbrio. A ideia principal do home office é ser benéfico tanto para as empresas, que passam a economizar em estrutura e locomoção dos funcionários, quanto para os trabalhadores, que passam a ter mais autonomia, flexibilidade maior de horários e a chance de aproveitar mais tempo de qualidade com os amigos e familiares.

Saiba equilibrar sua vida pessoal com seu trabalho dentro de casa e a experiência do trabalho remoto vai ser ainda mais proveitosa para você e todos ao seu redor.

Estão prontos para colocar em prática nossas dicas para trabalhar em casa e aproveitar a cada dia mais seu lar e principalmente seu trabalho?