Depois de muita procura para encontrar o melhor imóvel, chegou o momento tão esperado: a hora de mudar para o seu novo lar. Todo esse processo requer muito planejamento para que tudo ocorra da melhor maneira possível, minimizando o estresse e poupando tempo. Para que você não precise esquentar a cabeça, preparamos dicas para organizar sua mudança residencial com praticidade e rapidez:

  1. Faça um checklist
  2. Planeje com antecedência
  3. Uma ajuda torna tudo mais fácil
  4. Calcule a medida dos móveis
  5. Aproveite para separar o que não utiliza mais
  6. Encontre a empresa de mudança ideal
  7. Escolha as embalagens
  8. Comece a encaixotar seus itens
  9. Separe os itens de valor
  10. Faça um kit sobrevivência
  11. Atualize seu endereço
  12. Realize reparos e reformas necessária antes da mudança
  13. Faça uma boa faxina
  14. Desempacote aos poucos

Vamos aos pontos?

1. Faça um checklist para organizar sua mudança residencial

Com tantas coisas para se preocupar na hora de organizar a mudança residencial, o risco de esquecer de algo é grande. Assim como fazer as malas para viajar, uma boa lista é a chave para que nada passe despercebido. Pense em todos os detalhes, todas as pendências e anote tudo. Seja no celular ou em um caderno, a velha e boa lista vai ser sua companheira nessa grande missão.

2. Planeje com antecedência

Como organizar mudança residencial
Foto por Kelly Sikkema em Unsplash

Para todo o processo, a antecedência pode ser sua grande aliada. Fazer a organização da mudança com pressa pode tornar tudo ainda mais complicado, planeje sua mudança com calma para evitar transtornos. Desde os primeiros passos até o dia de ir para nova casa, são muitos detalhes e um bom planejamento irá te ajudar para que tudo seja um sucesso.

3. Uma ajuda torna tudo mais fácil

Com ajuda e colaboração, tudo fica ainda mais leve e fácil de ser resolvido. Organize uma lista de tarefas a serem feitas e distribua as funções entre os membros da família. Se estiver realizando a mudança sozinho (a), amigos e familiares podem ser o suporte que você precisa para esse momento.

4. Calcule a medida dos móveis

Ao visitar o novo imóvel, tirar as medidas dos cômodos para poder calcular quais móveis poderão ser utilizados e para realizar uma compra certeira dos novos. Você pode pensar em diferentes formas de distribuí-los pela casa, imaginando novas formas de organizar de forma criativa e que possam se adaptar ao espaço disponível.

5. Aproveite para separar o que não utiliza mais

Dê espaço para o novo! Organizar a mudança residencial pode ser uma excelente oportunidade para tirar um tempo e pensar naquilo que já não usa mais, sejam objetos, roupas ou outros itens. Esse é o primeiro passo para começar a entender qual o tamanho da sua mudança e ter melhor dimensão do que será necessário embalar e transportar.

6. Encontre a empresa de mudança ideal

Caminhão de mudança residencial
Foto por HiveBoxx em Unsplash

Fazer uma mudança é um trabalho duro, mas pode ser tornar mais fácil com a escolha da empresa certa, que mais se encaixe em suas necessidades. Pesquise na internet, peça indicações para amigos e familiares, faça orçamentos e compare os valores e serviços que atendem ao que você precisa, com o melhor custo-benefício.

7. Escolha as embalagens

 Após separar tudo aquilo que vai te acompanhar na nova casa, é hora de começar a pensar em como irá guardar todas as suas coisas e quais serão as embalagens mais adequadas e práticas na hora de organizar a mudança residencial . Você pode precisar de caixas de papelão, malas, envelopes, sacos, plástico bolha, fita adesiva e papel kraft. Entenda o que será mais simples e seguro para cada tipo de pertence, os melhores materiais são aqueles que se encaixam no que você precisa. Pense em caixas com alças, isso irá facilitar na hora do transporte.

8. Comece a encaixotar seus itens

Família organizando mudança residencial
Foto por HiveBoxx em Unsplash

Com todos os materiais separados, é hora de começar a embalar seus pertences para realização da mudança. Comece embalando as coisas que você não irá precisar usar nos dias em que estiver no processo de mudança e por último os itens que você mais utiliza no dia a dia. Pensando em quando for desembalar tudo, escreva nas caixas números de 1 a 4 que funcionem como uma escala de prioridade e também anote o conteúdo de cada uma delas na parte externa.  Não esqueça de identificar de forma fácil e visível, as caixas que possuírem itens frágeis e que precisam de cuidado extra durante o transporte.

9. Separe os itens de valor

Sejam pertences de valor econômico ou sentimental, separe tudo aquilo que é de grande importância para você e não coloque em caixas que serão transportadas dentro do caminhão, evitando o risco de serem perdidos ou furtados. Itens como documentos também devem ser transportados com atenção e cuidado extra. Coloque estes pertences em envelopes e malas que podem ser levadas  no carro junto com você. Todo cuidado é pouco para evitar acidentes e prejuízos.

10. Faça um kit sobrevivência

Durante os primeiros momentos da mudança, a nova casa estará uma bagunça e será difícil encontrar suas coisas. Para facilitar a rotina, faça um kit com os itens essenciais de cozinha e limpeza que você irá precisar usar nos primeiros dias. Além disso, não esqueça separar uma mala com os itens pessoais de cada um, como roupas e outros pertences muito usados no dia a dia.

11. Atualize seu endereço

Não esqueça de atualizar o seu endereço para recebimento de correspondências e contas. Solicite também a transferência de serviços como TV e internet para que não precise ficar desconectado.

12. Realize reparos e reformas necessárias antes da mudança

Antes de mudar, realize todos os reparos necessários na sua nova casa. Pintura, manutenção elétrica e hidráulica, entre outros ajustes que podem ser feitos enquanto a casa ainda está vazia, facilitando a rotina da sua família e o trabalho dos prestadores de serviço.

13. Faça uma boa faxina

Nada melhor do que começar uma nova fase em um ambiente limpo e agradável. Pouco antes da mudança, planeje uma boa faxina para deixar sua nova casa pronta para recebê-los, sem precisar de mais uma preocupação para quando estiver  desempacotando todos os itens.

14. Desempacote aos poucos

Com todos os objetos empacotados de forma organizada, etiquetados e sinalizados da maneira que te ensinamos, a hora de desempacotar será muito mais fácil. Organizar sua casa nova levará um tempo, mas a escala de prioridades irá te auxiliar a realizar essa missão sem estresse, levando o tempo que for necessário até que tudo esteja do jeito que você imaginou.

Agora chegou o momento de aproveitar sua conquista ao lado das pessoas que você ama. Celebre sua nova casa, o seu recomeço. Um novo lar para você viver seus sonhos e escrever novos capítulos da sua história.

Família organizando mudança residencial
Foto por HiveBoxx em Unsplash