Cada vez mais, a preocupação com o meio ambiente tem sido pauta para diversos setores da nossa vida. Sabemos que preservar a natureza é uma missão de todos nós e que cada atitude no nosso dia a dia é parte importante para contribuir com essa causa. Toda mudança ocorre de dentro para fora, então que tal começar um mundo melhor dentro da sua própria casa? Separamos algumas dicas para tornar sua casa ecológica e sustentável, para você viver em harmonia com a natureza.

Casa ecológica X casa sustentável: saiba a diferença

Prédio com varanda verde
Foto por Ricardo Gomez Angel em Unsplash

Você sabe a diferença entre uma casa ecológica e uma casa sustentável? Antes de começarmos com dicas e sugestões para sua casa, vamos te explicar a diferença entre esses dois conceitos que são muitos parecidos, mas que muitas vezes são utilizados como sinônimos.

Uma casa ecológica é aquela em que toda sua construção, o impacto ambiental é reduzido por meio dos materiais utilizados, utilização de recursos menos agressivos e que estejam integrados ao meio ambiente.

Já a casa sustentável não necessariamente é uma casa ecológica. Para ser uma casa sustentável, ela pode seguir o padrão de construção urbano, mas explorar diferentes tecnologias que possam reduzir o impacto ambiental e que também promovam retorno financeiro. Como exemplo, podemos citar a instalação de painéis fotovoltaicos como forma de reduzir os impactos e ter uma economia no consumo (e na conta) de energia.

Agora que você já sabe a diferença entre os dois conceitos, vamos para as dicas!

Construindo do zero? Comece uma casa ecológica e sustentável pelo projeto!

Se você acaba de comprar um terreno e sua casa será construída do zero, a sua mudança para uma casa ecológica e sustentável pode estar presente em todo o projeto, conforme falamos anteriormente.

Do início ao fim da sua obra, a preocupação com o meio ambiente pode estar presente na escolha dos materiais, na otimização de recursos e na escolha da decoração. Para este tipo de projeto, você pode procurar por profissionais que sejam especializados em Bioarquitetura.

Os Bioarquitetos irão buscar soluções que além da estética, cumpram os objetivos de funcionalidade e sustentabilidade por meio do conforto térmico, acústico e lumínico.

Não importa o tamanho da sua construção, a bioarquitetura pode estar presente como sua aliada para analisar e entender o que melhor se encaixa para suas necessidades, levando em consideração os contextos em que você está inserido (a).

Algumas das vantagens deste tipo de construção são a economia na construção, redução de desperdícios, preservação dos recursos naturais e valorização da iluminação e ventilação natural.

Explore diferentes materiais recicláveis ou ecológicos

Desde a construção até a decoração, seja reformando ou construindo do zero, a escolha dos materiais representa grande parte de uma casa ecológica e sustentável.  

No mercado atual, você pode encontrar telhas, tijolos e pisos ecológicos que além de tudo, apresentam ótimo desempenho para seu projeto e reforma.

Para decoração, você pode aproveitar da sua criatividade e buscar formas explorar materiais reciclados e buscar por móveis ecológicos que se encaixem nas suas necessidades. Dar novo uso aos objetos antigos também é uma forma de reaproveitar materiais e ampliar sua vida útil. Que tal dar um passeio por um antiquário e ver o que pode deixar sua casa ainda mais bela?

Mais janelas, menor consumo de energia

Com mais janelas e portas, você otimiza dois recursos naturais muito importantes: luz e o vento.  Aproveitar a iluminação e ventilação natural, além de tornar o ambiente mais agradável e arejado, reduz significativamente o consumo de energia com lâmpadas, ar condicionado e ventiladores.

Faça bom uso da água da chuva

Em um país como o nosso, a água da chuva pode ser muito bem utilizada e contribuir para a redução dos impactos do seu consumo de água diário.

A cisternas são pequenos reservatórios de água que podem ser instalados na sua casa para a captação da água da chuva que pode ser utilizada para diversas tarefas domésticas que não exigem água potável como: regar as plantas,  lavar o carro e áreas externas, descarga dos banheiros dentre outros usos.

Existem diferentes modelos de cisternas, com diversos tamanhos e materiais, podendo ser de alvenaria, fibra e plástico. Busque aquela que melhor atente as necessidades da sua família.

O sistema costuma retornar o seu investimento em cerca de um ano, garantindo economia para o seu futuro.

Energia renovável: painéis fotovoltaicos

Casa com painel fotovoltaico
Foto por Benjamin Jopen em Unsplash

Uma casa ecológica e sustentável explora (com responsabilidade) os recursos naturais da melhor possível. Em um país tropical como o Brasil, em que o sol é abundante, deixar de fazer bom uso dessa potência é um desperdício.

A instalação de painéis fotovoltaicos na sua casa é uma opção de energia renovável que é capaz de gerar toda a energia que você consome na sua casa, com uma economia de 95% na conta de energia todos os meses.

Os módulos fotovoltaicos tem vida útil de cerca de 25 anos e possibilitando vantagens para o seu bolso e para o planeta.

Além disso, a energia solar também pode ser utilizada na instalação de aquecedores para reduzir o uso de chuveiros elétricos.

O verde pode estar no seu telhado

O telhado verde consiste em ter um “tapete verde” na cobertura de casas e edifícios, com o crescimento de vegetação de pequeno porte. Esta solução traz benefícios como: economia com telhas, mais verde para o ambiente, redução da temperatura interna, isolamento acústico e melhora na qualidade do ar.

Uma casa ecológica e sustentável cuida do seu lixo

O volume de lixo que produzimos e como fazemos o seu descarte não pode deixar de ser pensado quando o assunto é a redução de impactos ambientais. Além de separar um espaço para lixeiras que permitam que você faça a separação do lixo para reciclagem, pense também em destinar um lugar da sua casa para uma composteira.

A compostagem é um processo de reciclagem do lixo orgânico que reaproveita estes resíduos de forma com que se tornem um ótimo adubo, podendo ser usado para suas plantas ou até mesmo servindo como incentivo para que você tenha uma pequena horta em sua casa.

Acenda a luz da economia e sustentabilidade

Para sua nova casa ecológica e sustentável, considere a iluminação de LED como uma opção altamente eficiente e que trará uma economia de energia elétrica em até 80%. A tecnologia possibilita uma iluminação de qualidade, com lâmpadas que tem menor custo e maior vida útil, comparando com as lâmpadas fluorescentes.

Estas são algumas das maneiras que tornar sua casa mais sustentável e amiga do meio ambiente. Lembre sempre: cada atitude importa, contribua como puder para um mundo melhor. A mudança começa dentro de nós.

Casa ecológica e sustentável
Foto por Brian Babb em Unsplash