Não é de hoje que os condomínios têm sido o principal destino de quem busca adquirir um imóvel para morar ou investir. Boa parte da população busca este tipo de moradia em cidades de médio e grande porte. É difícil encontrar alguém que não more ou trabalhe em um condomínio, seja ele de apartamentos, casas ou salas comerciais. Mas ainda assim podem surgir muitas dúvidas na hora de escolher o imóvel ideal. Por isso, conhecer as principais vantagens de morar em condomínio fechado pode ser o pontapé inicial que você precisa.
O que é um condomínio?
Antes de nos aprofundarmos nos benefícios de morar em um condomínio, precisamos entender primeiro como funciona um. Ele pode ser definido por um espaço dividido por diferentes proprietários que, além de suas propriedades privativas, compartilham áreas comuns, com os mesmos direitos e deveres para todos.
Condomínio horizontal ou vertical?
Um condomínio pode ser definido como horizontal ou vertical e atender a diferentes estilos de vida. Como o próprio nome já diz, o condomínio horizontal segue a linha do horizonte, ou seja, é baixo em altura e amplo em largura. É formado basicamente por casas, uma ampla área de lazer como, piscinas, quadras de esporte, parquinhos e salão gourmet. A procura por este tipo de condomínio é bastante alta e tem atraído principalmente famílias que buscam a praticidade da área de lazer comum, mas também apreciam o sossego de ter um quintal privativo. O condomínio formado exclusivamente por casas possibilita uma rotina com mais contato com a natureza e maior segurança do que se fosse uma casa em bairro aberto.
Diferente dos condomínios horizontais, os condomínios verticais são definidos pela sua altura e não pela largura. São os apartamentos residenciais e salas comerciais, por exemplo. Sua extensão é para o alto e são mais comumente vistos nos centros das grandes metrópoles. Atualmente, as construtoras têm investido em grandes áreas de lazer nesses empreendimentos, como academias, salas de cinema e pet care. O que garante mais comodidade para a vida corrida dos moradores da cidade, uma vez que o condomínio reúne muitos serviços em um só lugar..
Quais são as vantagens de morar em condomínio fechado?
De acordo com uma pesquisa realizada pela e-Construmarket, São Paulo é o estado que concentra o maior número de condomínio de casas do Brasil. Só no ano passado foram mais de 500 empreendimentos deste tipo. Os condomínios horizontais são mais comuns em cidades do interior, onde há grande oferta de loteamentos e terrenos. Mas nos últimos anos o número de empreendimentos de casas cresceu de forma substancial até mesmo nos grandes centros urbanos. A segurança é o maior atrativo para quem busca morar em um condomínio fechado, mas existem outras vantagens ( e desvantagens, também) que fazem este tipo de moradia ser bastante procurada:
- Segurança
- Privacidade
- Praticidade
- Comunidade
- Investimento
1. Maior segurança
Como já falamos, a segurança é um dos principais pontos positivos de um condomínio fechado. As próprias construtoras utilizam-se deste argumento para atrair famílias que querem se sentir mais seguras em suas próprias casas.
Além de câmeras, sensores de movimento e portões automáticos, por exemplo, os condôminos podem contar com uma equipe altamente capacitada para resolver qualquer adversidade em período integral, em qualquer dia da semana.
Vale lembrar que todos os custos que envolvem áreas comuns do condomínio são divididos e pagos por todos os condôminos.
2. Mais privacidade
Se você busca um lugar tranquilo e preza pela privacidade, morar em um condomínio fechado é uma excelente escolha.
Com a ajuda da portaria você ficará ciente das pessoas que estão indo à sua casa e poderá decidir por receber ou não visitas inesperadas ou vendedores ambulantes que batem à sua porta em momentos de descanso ou de família.
3. Praticidade no dia a dia
Praticidade é a palavra chave para quem busca morar em condomínio fechado. Muitos empreendimentos possuem uma grande infraestrutura e atendem diferentes estilos de vida e idades. O que é ideal para uma família com crianças.
Outro ponto positivo é que o morador pode usufruir de todos os espaços de lazer sem ter de se preocupar com a manutenção da área. O que poderia ser uma dor de cabeça em uma casa em bairro aberto.
4. Vida em Comunidade
A experiência de morar em condomínio fechado aumenta as possibilidades de os moradores criarem vínculo entre si de maneira mais próxima. Este tipo de relacionamento traz inúmeros benefícios para pessoas de todas as idades. Poder fazer parte de um grupo de pessoas que compartilham o mesmo lugar e interesses é uma sensação positiva, além das grandes possibilidades de lazer e atividades em grupo.
Morar em condomínio fechado pode significar fazer parte de uma grande família, com seus altos e baixos.
5. É um bom investimento
Investir em um imóvel é sempre uma boa opção, se tratando de condomínio fechado o investimento pode trazer um retorno ainda maior. Muitas pessoas buscam morar neste tipo de imóvel justamente pelas vantagens listadas acima. Logo, quando a busca é alta e a oferta é reduzida, podemos concluir que a valorização é boa.
Quer morar em condomínio fechado?
Se depois de analisar todas as vantagens, você chegou a conclusão que morar em condomínio fechado é uma boa opção para você, entre em contato com a gente!
O Grupo Benatti acredita que a compra de um imóvel é uma jornada que merece atenção, por isso, teremos o prazer em te apresentar os melhores condomínios da região!