Hoje vamos listas 15 razões pelas quais você deve buscar contratar um arquiteto para te auxiliar na compra de sua nova casa.

Há sinais de que o mercado imobiliário brasileiro se revigorou, tendo se consolidado como um investimento em alta mesmo durante o período mais crítico da pandemia. Mas comprar uma propriedade incompatível com seus planos pode resultar em você ficar preso a uma casa que não se ajusta ao seu estilo de vida ou é um investimento desperdiçado.

Para salvá-lo deste cenário de partir o coração, recomendamos que todos os compradores em potencial busquem aconselhamento de um arquiteto antes de comprar um imóvel, para que você esteja ciente de seu potencial e riscos antes de tomar qualquer decisão que não possa desfazer.

Os 15 benefícios de contratar arquiteto para auxiliar na compra

Basicamente os benefícios serão análises técnicas destes itens listados abaixo.

  1. Proximidade do vizinho: Qual a proximidade da casa com as propriedades vizinhas? Isso colocará restrições em quanto você pode estender a propriedade e determinar o nível de ruído que você deve esperar.
  2. Restrições de planejamento: uma casa em uma área de conservação terá regras rígidas específicas para essa área que determinam como sua aparência externa pode ser alterada, enquanto os edifícios poderão ter restrições quanto à estrutura da casa, por dentro e por fora. Contratar um arquiteto para analisar questões técnicas como esta previne dores de cabeça e frustrações futuras.
  3. Histórico de planejamento: A casa já recebeu permissão de planejamento para obras? Isso pode afetar a probabilidade de sua própria permissão de planejamento e dá munição nas discussões com as secretarias responsáveis pelos alvarás de reforma e construção.
  4. Sinais de alerta: Rachaduras nas paredes podem indicar problemas estruturais com a propriedade, movimento da casa ou afundamento do solo – tudo isso pode ter implicações significativas sobre as obras de reparo que terão de ser realizadas. Difíceis de serem identificados por olhos leigos, esses sinais de alertas saltam aos olhos de um arquiteto experiente.
  5. Potencial de valor: a análise do mercado e os preços de venda recentes por metro quadrado para outras casas na rua podem fornecer uma visão sobre o valor potencial da propriedade e o valor agregado por seus planos de desenvolvimento. Podemos então adaptar seu desenvolvimento de forma a maximizar seu retorno sobre o investimento, contratar um arquiteto pode ser o diferencial entre um excelente e um péssimo investimento.
  6. Luz solar: A orientação da casa e suas janelas terão muitas implicações para o layout interno e design do jardim, pois certas áreas receberão luz solar apenas em determinados momentos do dia. Você quer uma adorável luz do amanhecer durante o café da manhã ou um pôr do sol sobre a mesa de jantar?
  7. Vista para o jardim: uma vista deslumbrante para o jardim quando você entra pela primeira vez pela porta da frente fornece um “fator de surpresa” – se isso estiver faltando, a planta baixa pode ser modificada para fornecer um? As paredes de vidro ajudariam a conseguir isso?
  8. Fluxo: Se houver fluxo insuficiente de um cômodo para o outro, isso pode impedir significativamente a diversão diária e o uso da casa, exigindo uma mudança na planta baixa. Se uma casa não parece certa, mas você não consegue descobrir o porquê, a falta de fluxo costuma ser a razão. Contratar um arquiteto evitará que só perceba essa problema quando se instalar no novo imóvel.
  9. Paredes estruturais: você precisa saber onde estão as paredes estruturais da casa se você planeja alterar o layout da casa ou criar novas portas. Remover a parede errada pode resultar literalmente em desastre.
  10. Árvores: Quaisquer árvores no local que estejam dentro da distância de queda deverão ser informadas à prefeitura, e algumas árvores podem estar sob algum tipo de Lei de preservação ambiental, o que significa que não podem ser removidas sem aprovação, o que exigirá um relatório de um profissional habilitado, contratar um arquiteto poderá antecipar essa procedimento.
  11. Decoração: Se a casa estiver em más condições de superfície (alvenaria, reboco, pintura, ralos, etc.), mas estruturalmente sólida, você pode aumentar seu valor simplesmente melhorando sua aparência – um efeito conhecido como “apelação do meio-fio”. Uma maquiagem facilmente reconhecida por um bom arquiteto.
  12. Umidade: Um interior que sofre de umidade e/ou condensação sugere que há entrada de água em algum lugar da propriedade que terá que ser tratada, o que pode ser caro. Sem falar no imenso incômodo e transtorno.
  13. Risco de infiltração: se a casa estiver em uma área com lençol freático alto ou em uma zona de inundação, será mais difícil – ou impossível – adicionar extensões de subsolo, ou pode até mesmo inutilizar parte do terreno, sem falar que pode haver risco de infiltrações no assoalho.
  14. Serviços: Dependendo da idade dos serviços mecânicos e elétricos, encanamento, aquecimento e assim por diante, pode ser necessária a substituição desses itens ou seus planos para a casa podem não ser compatíveis.
  15. Utilidades: As utilidades, contadores, bueiros e ralos existentes podem não estar feios, mas ainda assim estarem com mau funcionamento, caso em que terão que ser realizadas obras para substituição.

O mercado imobiliário está crescendo para todos os tipos de compradores. No entanto, há um interesse significativo em propriedades que não requerem obras de renovação, pois são um forte investimento, e a valorização pode ser muito maior se a análise do imóvel for feita profissionalmente. Isso é especialmente verdadeiro se você mora em Campinas ou nos arredores, onde há muita demanda por propriedades e terrenos.

Obviamente, comprar uma casa que precise de reforma é uma possibilidade. Sim, você pode querer apenas uma extensão de casa ou um pequeno projeto de renovação concluído, mas se não considerar isso com cuidado, você pode perder a oportunidade de agregar valor real à sua casa. Considerando o valor das propriedades de Campinas hoje, é uma boa ideia escolher contratar um arquiteto para fazer essa escolha com cuidado.

Ao trabalhar com arquitetos profissionais e experientes você reconhecerá vários fatores que podem impactar sua propriedade.