Todo mercado tem os seus termos técnicos próprios que são difíceis de entender se você não está familiarizado (a) com o negócio. No mercado imobiliário, não é diferente. Na hora de buscar um novo imóvel e fechar o seu negócio, você irá se deparar com termos que talvez nunca tenha visto antes.  Para descomplicar esse universo e te deixar seguro (a), preparamos um glossário imobiliário com significados que você precisa saber!

Os termos desse glossário imobiliário são:

  1. Alienação fiduciária
  2. Alvará
  3. Amortização
  4. Apartamento padrão
  5. Área compartilhada, privativa e total
  6. Avaliação imobiliária
  7. Averbação
  8. Caução
  9. Clubes de morar
  10. Consórcio imobiliário
  11. Contrato de gaveta
  12. CRECI
  13. Crédito imobiliário
  14. Dação
  15. Escritura
  16. Fiador
  17. Habite-se
  18. Imóvel na planta
  19. IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo)
  20. ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis)
  21. Matrícula do imóvel
  22. Seguro-fiança
  23. Tabela Price
  24. Valor venal
  25. Vistoria de imóvel
glossário imobiliário para comprar e vender imóveis
Foto por Cytonn Photography em Unsplash

1. Alienação fiduciária

Transferência que ocorre quando a compra é feita por financiamento ou parcelamento, em que o imóvel só passa a ser posse definitiva do comprador depois de quitada a dívida. Enquanto isso, o devedor poder fazer o uso do bem, mas o credor (dono do imóvel) ainda tem a posse indireta dele. Atualmente, a alienação fiduciária é uma opção utilizada no lugar da hipoteca.

2. Alvará

Tanto o alvará judicial quanto o alvará de construção, são documentos de autorização emitidos por órgãos públicos. Eles autorizam a construção, mudanças estruturais, e outras ações realizadas nos espaços.

3. Amortização

É o pagamento de parte das parcelas (sem os juros) que compõe o financiamento, para reduzir a dívida.

4. Apartamento padrão

Apartamentos que possuem 2 quartos, cozinha e sala.

5. Área compartilhada, privativa e total

A área total é a soma das áreas compartilhadas e as privativas. A primeira se refere aos espaços de uso compartilhado como: áreas de lazer, piscinas, elevadores, corredores, hall etc. A segunda se refere ao espaço particular do proprietário.

6. Avaliação imobiliária

A avaliação analisa as características do imóvel (como por exemplo: conservação, acabamento e estrutura) para a determinação do valor. Fatores como localização e valor de mercado também são levados em consideração.

7. Averbação

Qualquer alteração em relação ao proprietário ou ao imóvel, em uma anotação realizada pelo Cartório de Registro de Imóveis.

8. Caução

Valor depositado como garantia do cumprimento do contrato entre as duas partes. Esse tipo de pagamento é muito utilizado em aluguéis e pode ser realizado por depósito bancário ou cheque.

9. Clubes de morar

Um novo conceito residencial de condomínios que possuem ampla área de lazer, práticas esportivas e eventos recreativos.

10. Consórcio imobiliário

Neste modelo de compra, existe a união de pessoas físicas e jurídicas que adquirem o imóvel juntas. Este grupo é autorizado por uma administradora e fiscalizado pelo Banco Central do Brasil.

mulheres assinando contrato imobiliário
Foto por Romain Dancre em Unsplash

11. Contrato de gaveta

É um contrato entre as duas partes que descreve as condições da negociação porém, não é oficial e juridicamente seguro.

12. CRECI

É a sigla para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis, responsável por fiscalizar a profissão dos corretores.

13. Crédito imobiliário

São formas de empréstimo oferecidas pelos bancos para financiar a compra, construir ou reformar casas, apartamentos e terrenos.

14. Dação

Acordo em que o credor (aquele que recebe) concorda em receber um pagamento diferente do original, como uma renegociação da dívida.

15. Escritura

Documento público e registrado em cartório que regulariza a operação de compra e venda do imóvel. Nele será descrito o processo de transferência e as condições em que foi feita.

16. Fiador

O fiador é aquele que se responsabiliza pelos compromissos do contrato (aluguel, taxas, multas etc) caso o responsável pelo contrato deixe de cumpri-las.

17. Habite-se

Autorização da prefeitura que permite que o imóvel recém-construido ou reformado pode ser habitado, sem riscos. Esse documento é emitido após a vistoria de fiscais de obra, companhia de energia, gás, luz, esgoto e corpo de bombeiros.

18. Imóvel na planta

São os imóveis que estão disponíveis para compra, mas ainda estão no processo de construção. Nesses casos, os custos costumam ser mais baixos e pode ser uma ótima oportunidade de economia.

19. IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo)

Este é o índice oficial, calculado pelo IBGE, que mede a inflação no país. O que ele influencia no mercado imobiliário? Em contratos de financiamento, ele ser aplicado como um indexador da taxa de juros, corrigindo-a mensalmente.

20. ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis)

Este é um dos impostos do mercado imobiliários, sendo responsabilidade do comprador. É um tributo cobrado pela prefeitura para a transmissão, venda e compra, dos imóveis. O valor deste imposto varia de município para município.

21. Matrícula do imóvel

Um registro do imóvel realizado no Cartório de Registro de Imóveis, que contém todas as suas características: localização, metragem, planta e histórico de proprietários. Mesmo com a venda do imóvel, o número de matrícula permanece o mesmo.

22. Seguro-fiança

Uma modalidade de seguro que substitui a necessidade de haver um fiador para o fechamento do contrato de locação.

23. Tabela Price

A tabela é um método de cálculo em que todas as prestações possuem o mesmo valor durante todo o financiamento. Também conhecida como Sistema Francês de Amortização.

24. Valor venal

Esta é uma estimativa de valor do imóvel, realizada pela prefeitura para a transação da propriedade. Para este valor, os critérios são: características, metragem, localização e destinação.

25. Vistoria de imóvel

O processo de inspeção do imóvel que garante que está de acordo com o contrato. Existem as vistorias feitas na entrada ou saída de um morador, para verificar o estado de conservação e acabamento do imóvel. Quando falamos de construção, existem vistorias realizadas pela prefeitura para verificar se está tudo de acordo com  o projeto aprovado.

Um glossário imobiliário é importante para te auxiliar em todo o processo, no planejamento, nas pesquisas, nas conversas com corretores, no cartório, nos bancos e em toda negociação. Com um conhecimento básico dos conceitos, você sentirá maior segurança para fazer seus investimentos, além de facilitar e agilizar a comunicação com os envolvidos. Agora que você já se informou com nosso glossário imobiliário, é só começar a buscar o novo lar perfeito para você, contando com o nosso suporte! 
glossário imobiliário para termos do mercado
Foto por Joshua Mayo em Unsplash