Morar em casa ou apartamento? Você sabe qual o mais popular entre os brasileiros? O número de pessoas vivendo em apartamentos no Brasil tem tipo um grande aumento nos últimos anos, sabia disso? Ainda assim, o número de proprietários de casa ainda é muito superior àquele dos adeptos à moradia vertical. Em 2020, mais de 85% dos brasileiros optavam por morar em casa, esse percentual reflete um número bruto, sem distinção de classe social ou região.

Por que as casas são tão populares? Será que esse é o imóvel que você procura para o seu “felizes para sempre” imobiliário? Ao escolher entre uma casa VS apartamento, qual é REALMENTE o certo para você?

Para te ajudar nessa tarefa, faremos duas publicações sobre o assunto, uma para cada tipo de imóvel. Assim você terá na suas mãos tudo que precisa saber antes de optar pelo tipo ideal de moradia para a sua realidade. Neste artigo, relacionamos alguns prós e contras de morar em casa ou apartamento. Continue lendo para descobrir os prós e os contras das casas.

Morar em casa ou apartamento: as vantagens de morar em uma casa

Normalmente as pessoas pensam que investir em uma casa demanda mais trabalho do que um apartamento e, ainda que em alguns aspectos isso possa ser verdade, esquecem das vantagens desse tipo de imóvel. Veja conosco!

Mais espaço privativo

Uma das vantagens de morar em uma casa é que você ganha mais espaço. Esse tipo de imóvel lhe dá mais espaço do que se você morasse em um apartamento de mesmo padrão.

Se você tem uma família grande, morar em uma casa pode ser uma boa opção para você.

Para famílias numerosas, morar em uma casa pode garantir a cada membro um pouco de privacidade. Além da maior quantidade de quartos – e maior possibilidade de ampliação -, muitas casas oferecem grandes cozinhas e salas de estar espaçosas para comportar a família. Considere morar em uma casa se você busca um ambiente espaçoso com conforto para diversas pessoas e estilos de vida.

casa ou apartamento
Foto por Jimmy Dean em Unsplash

Garagem

Os prédios atuais oferecem, em geral, de 2 a 4 vagas de garagem por apartamento (considerando os de 3 e 4 quartos padrão luxo). Entretanto, no que se trata de receber convidados a conversa é outra, o número de vagas tende a ser muito limitado diante do número de apartamentos. Esse é o tipo de problema que você dificilmente terá comprando uma boa casa!

Até mesmo o seu quintal pode virar um estacionamento para dias de festa, ou mesmo a garagem pode virar um cantinho de maquiagem e pintura para as crianças, muito mais versatilidade, percebe?

A maioria das casas no mercado vem com garagens amplas e cobertas. Com uma casa, você não precisa se preocupar em brigar pelo estacionamento com os vizinhos. Se você tem mais de dois carros e costuma receber visitas com frequência, considere seriamente a possibilidade de comprar uma casa.

Pets têm mais conforto

Um dos outros benefícios de morar em uma casa é que você tem espaço suficiente para animais de estimação. Alguns apartamentos restringem a circulação ou o porte dos animais de estimação. Além da questão óbvia do espaço diminuto para que seu pet possa correr e brincar à vontade, exigindo passeios diários, para os quais você, nem sempre, tem tempo ou disposição.

Se você tem um animal de estimação, especialmente se este tiver médio a grande porte, opte por uma casa! Assim seu amigo terá onde correr, brincar e pular à vontade, tornando a vida dele mais feliz e saudável.

Espaço ao ar livre com privacidade

Quem nunca deixou de ir à piscina ou a outras áreas comuns do condomínio por conta da falta de privacidade? Seja por conta de um vizinho desagradável, pela quantidade de pessoas no local ou mesmo por estar em busca de paz e tranquilidade ao sol, as áreas comuns de condomínios residenciais deixam – e muito – a desejar no quesito privacidade.

A grande maioria das casas disponíveis no mercado – e em nosso catálogo – têm uma área verde para chamar de sua! Assim fica muito mais agradável ler no sol, tomar um vinho contemplando a lua ou fazer aquele churrasquinho com os amigos. Você valoriza a sua privacidade e gosta do ar livre? Casa é para você!

Investimento de longo prazo

Já falamos nesse post sobre como o setor imobiliário tem crescido no Brasil, contudo, o que ainda não dissemos é que as casas tendem a valorizar [muito] mais do que os apartamentos. Isso porque na medida em que condomínios implicam numa administração e investimento conjuntos, a casa depende somente do seu cuidado para manter-se nova e atualizada.

Ok, já vimos que são muitas e grandes as vantagens de se morar numa casa, mas quais são os contras?

Casa ou apartamento: as desvantagens de se morar em uma casa

Custo de manutenção

Se você mora sozinho, possuir uma casa pode não ser do seu interesse. As casas exigem altas taxas de manutenção que são responsabilidade exclusivamente sua (demonstrando que vantagens podem ser desvantagens e vice-versa, a depender do foco que se dá). Quando você enfrentar problemas como encanamento e ar-condicionado, será com você a tarefa de buscar a solução.

Casas custam mais para manter do que apartamentos. Eles têm áreas de superfície maiores com exteriores e materiais diferentes. Se você decidir fazer reformas, esses custos serão adicionados à sua conta.

casa ou apartamento
Foto por Callum Hill em Unsplash

Iliquidez

Embora possuir uma casa possa ser um grande investimento, também é um ativo ilíquido. Esse é o tipo de ativo que você não pode trocar por dinheiro com perda de valor em termos legais, incluindo títulos privados que você não pode negociar com tanta frequência, como imóveis.

Geralmente, as casas não vendem rápido, como outros ativos e ações. Talvez você ainda precise pagar uma hipoteca ou o financiamento, mesmo após vender a casa.

Casa ou apartamento? Qual apresenta maior dificuldade para locar?

Enquanto as casas são o tipo de imóvel mais amado do brasileiro para investir na sua moradia própria, o mesmo não se pode dizer para aluguéis. O fato de ter valores mais altos do que o dos seus concorrentes apartamentos faz com que o público – especialmente jovem – que opta por morar de aluguel, dê preferência a apartamentos.

Isso significa que sua mobilidade fica prejudicada, afinal mudar-se de cidade não é tão fácil quando você mantém um imóvel parado. Portanto, se você tem perspectiva de mudar de ares a curto ou médio prazo, talvez a casa não seja a opção certa para você!

E então? Já sabe qual o tipo de imóvel que mais lhe encanta? Casa ou apartamento?

Mas calma, leia até o final antes de decidir! Falaremos sobre os prós e contras dos apartamentos, estamos aqui para facilitar a sua escolha.

Morar em casa ou apartamento? Um olhar atento às vantagens do apartamento

Os apartamentos podem oferecer uma grande variedade de benefícios. A compra e o aluguel de apartamentos, por exemplo, são atividades populares em uma economia em rápida evolução. Aqui estão algumas das vantagens de morar em um apartamento.

Baixa manutenção

Morar em um apartamento pode ser benéfico para você se você preferir um lar de baixa manutenção, isto porque os apartamentos têm menos ambientes do que as casas.

Manter sua propriedade definitivamente é mais fácil sendo um apartamento.

Quando se trata de locação, as imobiliárias responsáveis oferecem serviços em caso de necessidade de manutenção. Se precisar de consertar algo em sua casa, basta ligar para a administradora do imóvel.

Estrutura do condomínio

Os apartamentos costumam ter várias comodidades. Muitos condomínios têm locais de lazer no espaço comum, como playgrounds, academias de ginástica e piscinas, além de comumente ter lojas de conveniência nas proximidades.

Os apartamentos de luxo podem oferecer outras amenidades interessantes. Em alguns condomínios, de conceito resort residencial, você pode encontrar salões de beleza, spas para animais de estimação e cinemas.

turned on projector
Foto por Jeremy Yap em Unsplash

Localização e segurança

Geralmente é mais fácil encontrar apartamentos do que casas no centro de uma economia em movimento. Os apartamentos nas cidades ficam próximos a shopping centers e escritórios administrativos. Desta forma, é fácil encontrar um imóvel em boa localização.

Se você quer morar em um bairro mais próximo da movimentação da cidade, pode encontrar um bom imóvel com relativa facilidade. Ao comprar um apartamento, mesmo no centro da cidade, você pode ficar tranquilo sabendo que mora em um local seguro, afinal os bons condomínios contam com segurança e portaria 24h.

morar em casa ou apartamento
Foto por Franck em Unsplash

A segurança também costuma ser uma prioridade ao se mudar para um apartamento. Muitos complexos de apartamentos possuem sistemas fechados com oficiais de segurança. Um apartamento pode garantir mais segurança, ao contrário de morar em uma casa onde você mesmo precisa instalá-lo.

Morar em casa ou apartamento: desvantagens do apê

Morar em um apartamento está se tornando a escolha mais popular entre os millennials e os novos jovens adultos. Embora os apartamentos possam oferecer mais conveniência, muitos podem não gostar de ambientes residenciais. Aqui estão algumas das desvantagens de morar em um apartamento.

Espaço mais limitado do que o de uma casa

Morar em um apartamento pode lhe conceder menos espaço do que em uma casa. Fazer uma extensão também pode ser improvável. Quando você for escolher um apartamento para morar sempre considere quanto espaço você precisa ou deseja.

Outros elementos do apartamento, como cozinha e banheiro, também podem ter espaços menores. Se morar sozinho e com espaço limitado não for um problema para você, escolha morar em um apartamento.

Vizinhos problemáticos: desvantagem comum de morar em apartamento

Sem dúvida uma das grandes ansiedades de quem opta por comprar um apartamento é sobre os vizinhos, quem serão eles? Se tornarão seus amigos ou um problema constante?

Diferentemente de morar em uma casa, em um apartamento seus vizinhos estarão incrivelmente próximos de você. Então, inevitavelmente, nem todos os condomínios abrigam uma comunidade amigável. Quase todo prédio vem com seu exemplar de morados indesejável.

Alguns vizinhos podem atrapalhar seu sono à noite. Se você valoriza sua privacidade, morar em um apartamento pode não ser para você.

Estacionamento

A maioria dos complexos de apartamentos oferece áreas de estacionamento para residentes com carros. No entanto, o espaço para visitantes costuma ser bastante limitado. Se você não costuma receber muitas visitas e o estacionamento não será um problema, um apartamento é perfeito para você! Caso contrário, pense bem antes de decidir.

white and yellow train station
Foto por Egor Myznik em Unsplash

Restrições de reformas

Muitos condomínios limitam seus residentes de personalizar suas propriedades, isto por uma questão de convenção condominial para manter a estética harmônica. Personalizar seu espaço interno também pode ser difícil quando você mora em um apartamento, afinal o encanamento e rede elétrica não são tão maleáveis quanto em uma casa na qual você pode reconfigurar toda planta, se assim desejar.

Outros pontos de desvantagem para pensar

  • Restrições de pet
  • Espaço privativo para lazer inexistente

Agora que você já tem o raio-x dos prós e contras de morar em casa ou apartamento, conte conosco para te ajudar a encontrar o imóvel ideal!