Morar no interior de SP, mais precisamente em Campinas, é viver com uma infraestrutura completa para estudar, trabalhar, cuidar da saúde e se divertir. Essa cidade incrível é o maior município do interior paulista e agrega características de capital ao clima menos estressado do interior do país.
Campinas faz parte da RMC – Região Metropolitana de Campinas, que agrupa 20 municípios e soma 3,2 milhões de habitantes, sendo 1,2 milhões apenas na sede. Segundo a PUC-Campinas,
A região é uma das mais dinâmicas no cenário econômico brasileiro e representava, em 2013, 1,8% do PIB nacional e 7,81% do PIB paulista, ou seja, cerca de 105,3 bilhões de reais. Além de possuir uma forte economia, a região também apresenta uma infraestrutura que proporciona o desenvolvimento de toda a área metropolitana. A RMC também é conhecida como Vale do Silício Brasileiro.
Em termos de conexão com o restante do Estado, Campinas tem uma extensa malha rodoviária, o que favorece o trânsito tanto internamente quanto para outros municípios e regiões.
Infraestrutura no Interior de SP
Uma grande vantagem da vida em Campinas é a estrutura de excelência. Começando pelo aeroporto internacional de Viracopos, considerado um dos melhores do país, tanto em termos de segurança quanto de estrutura física, contando com uma imensa variedade de lojas e opções de alimentação para todos os gostos e bolsos. Viracopos reflete a dinâmica da cidade com maestria.
Uma cidade múltipla com um dos maiores índices de desenvolvimento humano e qualidade de vida do país, com economia diversificada, opções de lazer e sede da UNICAMP, a Universidade estadual que é sinônimo de inovação e vanguarda científica no país.
Campinas: morar uma cidade inteligente no interior de SP
Em 2019, Campinas foi considerada pelo Ranking Connected Smart Cities como a cidade mais inteligente do país, tendo sido a primeira vez que o prêmio não foi direcionado a uma capital, deixando para trás a própria São Paulo e Curitiba.
Esse relatório, mais do que uma premiação pela qualidade de vida atual da cidade, reflete o potencial de crescimento do município, indicando que seus potenciais vão além do polo universitário pelo qual é mais conhecida; Campinas é um “polo de inovação e [uma] região industrial com forte apelo logístico e de distribuição”, conforme indica o documento de 2019.
No quesito Tecnologia e inovação, a cidade, já em 2019, contava com 45,7% das conexões de fibra ótica possuindo velocidade superior a 34 mbs; além de 29 ligações de internet para cada 100 habitantes, uma média muito maior do que o percentual do país. Campinas também apresenta 21,9 depósitos de patentes por 100 mil habitantes.
Ou seja, é verdadeiramente o Vale do Silício brasileiro!
Morar no interior de SP, quando falamos de Campinas, é um investimento seguro para qualquer perfil e idade. Um campo fértil para empreendedores, com muitas oportunidades de emprego e estágio para quem está começando sua carreira ou busca se reinventar profissionalmente. A maior cidade do interior de SP ocupa a 7a posição no ranking de melhor ambiente para empreender no Brasil, se aproximando a cada ano do primeiro lugar, a capital paulista.
Convergência com a capital
Por falar na maior metrópole brasileira, São Paulo e Campinas vivem em comunhão constante. Situada a apenas 90km da capital, a proeminente Campinas atrai uma multidão que enfrenta o trajeto entre as cidade diariamente. Essa opção é interessante por ampliar ainda mais as ofertas e oportunidade de crescimento, sem abrir mão da qualidade de vida e da tranquilidade de se morar no interior de SP.
Um ponto que vale ser destacado é o tráfego muito mais leve do que o tormento da capital paulista, o que reflete em melhores índices de qualidade de sono, menores índices de estresse e ansiedade, como aponta pesquisa da PUC-Campinas.
No quesito educação, além das prestigiadas UNICAMP e PUC-Campinas, já citadas aqui, a cidade oferece instituições de Educação básica para todos os perfis, desde a educação infantil montessoriana a cursinhos de pré-vestibular da maior rede nacional, o COC Campinas, com ofertas de educação bilíngue e high school. Campinas tem tudo para que os jovens concluam sua educação básica preparados e com o currículo necessário para iniciar sua caminhada rumo à independência financeira e o sucesso profissional.
A vida cultural também é fascinante! Espaços culturais, como o Museu de Arte Contemporânea de Campinas, estão sempre repletos de uma variada programação com exposições, workshops e eventos que vão desde a arte clássica e erudita ao teatro experimental que atrai jovens do país inteiro. Espaços como o SESC Campinas e o SESI Campinas oferecem ainda cursos profissionalizantes e certificados para empreendedores no campo cultural e de eventos.
Sem praia, mas com lagoa
Assim como a capital, Campinas não fica no litoral, entretanto isso não significa a ausência de um local natural para se refrescar e passar o domingo em família. A Lagoa do Taquaral, ou Parque Portugal, é a principal área de lazer dessa cidade, conhecida carinhosamente como a praia de Campinas.
Assim como o Parque do Ibirapuera, a Lagoa do Taquaral agrega valor à escolha de morar no interior ao trazer possibilidades de lazer ao ar livre. Durante todos os dias da semana é possível ver o movimento de pessoas de todas as idades praticando esportes como caminhada, skate, bicicleta e patins, com um acréscimo de popularidade aos finais de semana, especialmente aos domingos. A Lagoa foi inaugurada em 1972 e, desde então, tem passado por reformas, ampliações e renovações para manter seu espaço interno e externo sempre atrativo, um foco de saúde e bem estar social.
Outras vantagens de morar em Campinas no interior de SP
Se até agora você não se convenceu, agende uma visita para conhecer o polo gastronômico da cidade, além da fazenda de café e o centro de compras sempre movimentado e com as melhores marcas do mundo fervilhando em seus corredores.
Morar em campinas é ter o melhor dos dois mundos, acesso à boemia e à vida cosmopolita da capital, lado a lado com o ritmo interiorano que nos devolve as horas perdidas no trânsito paulista com a qualidade de vida comprovada pelos índices de saúde mental acima daqueles registrados na capital, tudo isso com um custo de vida mais baixo do que São Paulo.
E agora, está pronto para escolher a sua casa? Fale conosco e agende uma visita à sua futura moradia.