Depois de muito pesquisar e visitar imóveis, você finalmente achou a casa ideal para morar. Já consegue idealizar cada cantinho do novo lar e projetar a vida na casa nova. E então chega um dos momentos mais aguardados por compradores e vendedores: a assinatura do contrato de compra e venda de imóvel.

Mas o que de fato é este documento e como fazer o contrato de forma segura para ambos os lados?

Mulher de preto assinando o contrato de compra e venda do imóvel
Foto de Karolina Grabowska no Pexels

Segurança para sua compra

Comprar ou vender um imóvel é uma decisão muito importante. Fazer negociações com um bem material de alto valor requer alguns cuidados especiais. Antes de formalizar a compra ou venda é preciso revisar o documento com calma, afinal, precisa conter regras e ainda atender as necessidades das partes envolvidas. 

O Contrato de Compra e Venda de imóvel estipula os compromissos que ambos terão e, preferencialmente, deverá ser feito de forma escrita e registrada em cartório. Nele, deve conter cláusulas essenciais como informações detalhadas sobre a situação e valor do imóvel, condições de pagamento, descrição de débitos tributários, entre outras.

O que não pode faltar em um documento de compra e venda de imóvel?

Antes de formalizar o contrato, reúna os documentos do comprador, vendedor e do imóvel em questão. Algumas documentações específicas podem ser adquiridas no cartório da cidade que o imóvel está localizado.  Em caso de contrato de compra e venda, envolvendo financiamento bancário, é preciso inserir também os dados do banco credor. 

Essa parte burocrática pode assustar compradores e vendedores de primeira viagem. Mas calma, uma ajuda profissional vai muito bem nessa hora e pode te auxiliar em todo esse processo de legalização e documentação.

O grupo Benatti pode dar todo o suporte necessário na elaboração do contrato de compra e venda de imóvel.

Perdeu o contrato de compra e venda de imóvel?

Depois de passar pela formalização da sua compra ou venda você acabou perdendo o contrato, e agora? Nesse momento, tente manter a calma. Afinal, essas coisas podem realmente acontecer. A primeira coisa a se fazer (depois de dar mais olhada pela casa), é não se desesperar. A perda do documento não significa que você também perdeu a propriedade sobre ele. O que realmente transfere uma propriedade é a atualização do registro do imóvel e a assinatura da escritura pública.

A perda do contrato pode ser algo ruim se você o procura porque precisa se referir a algo relacionado ao pagamento ou para contestar alguma ação da outra parte envolvida. 

Mas nem tudo está perdido, existem duas formas de você conseguir a segunda via do seu contrato de compra e venda de imóvel.

1. Procure o cartório

No Brasil, registrar o contrato de compra e venda de um imóvel em um cartório não é obrigatório, mas em casos de perda, como este, é a solução que você precisa. Se você registrou seu contrato o caminho para conseguir a segunda via é bem simples:

  • Reúna as informações básicas do imóvel
  • Tenha em mãos seus documentos pessoais
  • Vá até o cartório em que o imóvel foi registrado
  • Peça uma segunda via do contrato perdido

2. Peça a outra parte envolvida

Se vocês não registraram esse contrato de compra e venda em cartório e agora ele foi perdido, só sobrou uma alternativa: entrar em contato com a outra parte envolvida e pedir uma cópia do documento.

Essa opção pode ser um pouco delicada, caso sua necessidade pelo contrato seja justamente por motivos legais que envolvam a outra parte. Até porque, a princípio, ela não é obrigada a fornecê-lo.

Homem abrindo organizador para guardar contrato de compra e venda de imóvel
Foto de Anete Lusina no Pexels

Como manter seu contrato seguro?

A primeira coisa a se pensar quando falamos em segurança de documentos é não deixar de registrar cada um no cartório. Afinal, você pode se mudar várias vezes, sofrer algum imprevisto e eventualmente perder o contrato.

Registrar um contrato de compra e venda de imóvel em cartório torna aquele documento público e incontestável. Assim, ele se torna uma óbvia prova legal e não corre o risco de ser fraudado por terceiros.

  • Tenha um sistema de organização 

Uma forma também de manter seus documentos seguros é ter um bom sistema organizacional. Existem vários tipos de métodos de organização para os mais variados tipos de pessoas. Escolha um que combine com você e com sua rotina e utilize-o de forma intencional.

  • Tenha cópias autenticadas

Ter cópias autenticadas de documentos importantes é sempre uma boa opção para a organização e segurança dos contratos. 

Faça uma lista de todas as cópias necessárias. O proprietário de um imóvel precisa ter consigo uma cópia autenticada da escritura definitiva que está registrada no Cartório de Registro de Imóveis (a original fica lá com eles). Se o imóvel envolver um testamento, não se esqueça de incluí-lo. Se prevenir não custa nada, né?

Inclua na lista também, uma via do contrato de compra e venda, uma via do contrato de financiamento imobiliário (quando houver) e outra via de seguros referentes ao imóvel (quando houver).

Compre e venda seu imóvel sem se preocupar

Agora que você entende a importância de cuidar de cada detalhe na hora de comprar ou vender seu imóvel, fica mais fácil assinar o contrato. Você pode percorrer este caminho sozinho, ou, se preferir, conte com a ajuda do Grupo Benatti e tenha mais facilidade e segurança na hora de comprar ou vender seu imóvel.