Ter um cantinho só seu pra chamar de lar é o sonho de muita gente. Mas e quando a casa ou apartamento é alugado? É possível deixar um imóvel com a sua cara mesmo sem ser seu? Essas dúvidas são bem comuns na hora de decidir por comprar ou alugar um imóvel, já que na hora da reforma os gastos saem do bolso do locador, mas os resultados ficam para o locatário. Então, fica a pergunta: até onde vale a pena reformar um apartamento alugado?

casal brincando com o cachorro em reforma de apartamento alugado
Foto de Anastasia Shuraeva no Pexels

Chegou a vez do apartamento alugado

Já foi o tempo em que a prioridade do brasileiro era adquirir um imóvel próprio. Pesquisas recentes mostram a preferência do jovem por um modelo de contrato que não o prenda em uma determinada localidade por longos anos. De acordo com os dados apurados pela Today, agência de transformação digital, 80% dos que hoje têm entre 25 e 39 anos preferem alugar imóveis ao invés de comprá-los. 

Essa preferência se dá ao fato da nova geração ter uma vida profissional mais rotativa, principalmente mais aberta a viagens e mudanças de moradia. Um contrato de financiamento imobiliário, por exemplo, pode acarretar em uma dívida a um lugar específico por longos anos.

O que observar na hora de reformar um apartamento alugado?

Depois de decidir pelo aluguel e encontrar o imóvel perfeito para você e sua família, chegou a hora de transformar o apê em um lar. Existem muitas opções de apartamento para alugar, mas nem todos passaram ao menos por uma reforma nos últimos anos. Por isso, vale a pena avaliar o investimento em pequenas mudanças na casa nova, principalmente em questões de segurança que podem ter sido deixadas de lado pelo proprietário.

  • Coloque na balança o tempo de contrato do aluguel. Se a permanência for longa, vale a pena investir em uma pequena reforma que torne o imóvel mais agradável a você.
  • Converse com o proprietário sobre o abatimento dos gastos da reforma no aluguel. Nesse caso, o locatário não é obrigado a abater nenhum valor, mas se ele topar, é um ponto positivo para você pensar em reformar o apartamento.
  • Falando nisso, é importante frisar que todos os tipos de reformas precisam ser autorizadas pelo proprietário e, de preferência, antes da assinatura do contrato. Se você já mora em um imóvel que é alugado e deseja fazer melhorias, consulte o contrato e possíveis cláusulas que impeçam qualquer modificação.
  • Toda e qualquer obra estrutural e permanente no imóvel precisa de autorização prévia do proprietário. Somente em caso de pintura e aplicação de papel de parede, o locador está livre para decidir, desde que as mudanças sejam reversíveis no fim do contrato.

Fuja do quebra-quebra

Reformar um apartamento alugado ou próprio pode gerar algumas dores de cabeça bem comuns em grandes e pequenas obras. Pense em como você vai lidar com isso. Em apartamentos, a situação pode ser ainda mais delicada. Por, geralmente, serem menores que uma casa e possuírem restrições de pessoas e barulho durante uma obra.

Evite a produção de entulho, recortes e sobras sem abrir mão de importantes atributos como a beleza, durabilidade e manutenção.

Cozinha com tijolinho branco reformada em apartamento alugado
Foto de Dmitry Zvolskiy no Pexels

Invista em soluções inteligentes

Hoje em dia é mais fácil repaginar o imóvel sem ter os transtornos típicos de uma reforma tradicional. Apenas com soluções simples, práticas e temporárias é possível deixar o visual da casa nova aconchegante e personalizado. 

Em primeiro lugar, faça uma lista com todas as mudanças que você gostaria que fossem feitas. Em seguida, avalie os gastos e a melhor forma de obter o resultado que deseja com a mínima intervenção possível.

  • Tintas e papéis de parede fazem verdadeiros milagres no impacto visual de uma casa.
  • Pisos de vinílico são capazes de transformar e modernizar um ambiente sem precisar de quebra-quebra. E ainda têm a vantagem de serem retirados no fim do contrato e serem levados com você.
  • Móveis soltos, dependendo da necessidade de cada situação, são as melhores opções em relação aos planejados. Podem ser constantemente mudados de lugar em uma decoração e são um investimento seu, que não fica para o locatário.
  • Se a ideia é impactar visualmente sem grandes intervenções, você pode revestir as paredes com adesivos de azulejo ou fazer um painel-lousa.

O que fazer quando o proprietário não autoriza a reforma?

Em situações em que não há autorização ou os gastos não serão inclusos no aluguel, uma boa alternativa é apostar na decoração para deixar o apê a cara do morador. Por mais que o imóvel não seja seu, é importante ter um ambiente em que você se sinta bem e tenha prazer em retornar após um dia longo de trabalho.

Tenha em mente que é possível personalizar o apartamento de acordo com seu gosto e de sua família sem gastos excessivos. Escolhas corretas e bem pensadas controlam o orçamento e evitam dores de cabeça futuras.

Dicas para decorar seu apartamento alugado

Sabe aqueles utensílios e objetos que contam uma história por si só, mas que foram guardados? Chegou a hora de tirá-los da caixa e transformá-los em peças de decoração para a casa nova.

  • Objetos com apego sentimental ou que refletem bem a personalidade dos proprietários trazem sentido e familiaridade para a decoração. Faça uma curadoria com o que você tem e exponha um pedacinho seu em cada canto do apê.
  • Quadros e fotos espalhados pela casa também trazem conforto e personalidade ao ambiente. 
  • Invista em plantas, vasos e cachepots! As verdinhas trazem vida e são uma excelente forma de decorar todos os cômodos da casa.

Mas se você não é muito familiarizado com o assunto, não se preocupe! Aqui no blog preparamos um super artigo com 8 dicas de paisagismo para você começar hoje mesmo uma revolução verde no seu apartamento!

Encontre o apartamento ideal!

O Grupo Benatti possui as melhores opções de imóvel para você! Entre em contato conosco e agende uma visita. 
Será um prazer te ajudar nessa etapa tão importante da vida!